quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SOBRE A TEORIA DO BIG BANG


   Me senti bastante tentado a escrever esse material pelo fato de ouvir freqüentemente inúmeros  comentários errôneos sobre o assunto. Assim, venho esclarecer algumas coisas sobre esse assunto.
   Durante vários e vários séculos, desde a antiga Grécia para ser mais preciso, o homem vem buscando respostas para as seguintes perguntas: COMO TUDO COMEÇOU? DE ONDE VIEMOS?
   Coube a três físicos americanos Jeorge Gamow, Ralph Apher e Robert Herman, elaborar toda uma teoria que explicasse como o universo EVOLUIU durante os milhares de milhares de anos. Para isso eles usaram como grande motivação as observações do astrônomo Edwin Hubble. Hubble notou que alguns grandes conjuntos de estrelas estavas afastando-se aceleradamente, portanto este concluiu que o universo não era imutável, como achava Albert Einstein, e sim, estava em constante expansão e o que é mais extraordinário, em expansão acelerada. Então note que, embora seja apenas uma teoria, ela é bem fundamentada teoricamente e bastante sustentada por observações.
   Um dos fatos que sustentam bastante essa teoria foi o fato de que durante a formulação matemática da teoria, George Gamow pode prever matematicamente a seguinte hipótese:

Se o universo realmente começou com uma brusca expansão, seria possível, nos dias atuais, encontrar uma fria radiação permeando o universo e cuja temperatura está próximo dos 2 ou 3 Kelvin. Como uma espécie de som do Big Bang.

   Em 1960, os Radio-astrônomos americanos Arno Penzias e Robert Wilson, detectaram uma radiação cósmica de fundo com temperatura dentro da faixa de temperatura prevista por George Gamow, o que leva a crer que este não "fazia matemática de loucos".
   Esta teoria, embora nunca comprovada completamente, consegue explicar perfeitamente o surgimento de planetas, estrelas, aglomerados de estrelas e até mesmo as galáxias. Mas existe um pequeno detalhe, a teoria construiu um modelo em que o início deveria ter sido de forma que existiu, em algum lugar do cosmos, uma expansão muito violenta, como uma espécie de grande explosão (por este motivo chama-se A Teoria da Grande Explosão, em inglês, The Big Bang Theory).
   Mas pessoas leigas sobre o assunto em questão, afirmam que a teoria está errada pelo fato de não explicar de onde veio o chamado Átomo Primordial. Este átomo é hipoteticamente um pequeno corpo com densidade e temperatura inimagináveis que teria expandido rapidamente. Mas como mencionei anteriormente, esta é uma teoria que explica a EVOLUÇÃO DO UNIVERSO, e não DE ONDE VIEMOS. Esta ainda é uma questão em aberto na comunidade científica e que, na minha opinião, está próximo de ser respondido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário