domingo, 17 de fevereiro de 2013

ANABOLIZANTES ESTEROIDES, UMA MODA PERIGOSAMENTE DESCONHECIDA


 Nos dias atuais, o culto ao corpo perfeito se tornou moda. Uma moda que leva muitas pessoas a tomarem certos tipos de medicamentos e drogas sem auxilio de um profissional. São vendidos em diversos lugares vários tipos de medicamentos, remédios para emagrecer, para acabar com a flacidez entre outros. Algumas pessoas, que não aceitam o próprio corpo, e querem se tornar mais “fortes” e musculosas acabam fazendo uso de anabolizantes sem saberem as conseqüências que o uso desse hormônio poderá acarretar em um futuro bem próximo.
          Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. Há alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Hoje em dia são bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas. As pessoas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca de um corpo sarado, redução da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes. Os anabolizantes podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares.
          Aqui estão algumas conseqüências do uso abusivo dos esteróides anabolizantes.

* Comportamentais

          São freqüentes as queixas de agressividade exacerbada, irritabilidade, agitação motora e aumento ou diminuição da libido. Síndromes psiquiátricas como transtorno bipolar (anteriormente conhecida com o nome de psicose maníaco-depressiva), síndrome do pânico e quadros depressivos podem surgir na vigência do uso de doses elevadas.

* Endócrinos

          É comum aparecerem lesões dermatológicas típicas de acne - principalmente na face -, atrofia dos testículos, calvície, impotência sexual, diminuição do número e da motilidade dos espermatozóides, redução do volume de esperma ejaculado, ginecomastia (crescimento das mamas em homens), masculinização das mulheres e alterações na tolerância à glicose que podem desencadear quadros de diabetes em indivíduos predipostos.

* Cardiovasculares

          Retenção de líquido que favorece o aparecimento de edemas. Aumento da pressão arterial. Alteração no metabolismo dos lípides que podem levar a aumento do risco de doenças cardiovasculares: aumento do colesterol total, diminuição de HDL (“bom colesterol”), aumento de LDL (“mau colesterol”) e aumento de triglicérides.

* Hepáticos

          Elevação das enzimas do fígado (transaminases, fosfatase alcalina, gama GT, etc.), quadros de icterícia e, mais raramente, câncer do fígado.
Um dos revezes que o uso de esteroides pode trazer.
* Musculoesqueléticos

          Lesões osteomusculares por solicitação exagerada (“overuse”). Fechamento precoce das epífises, com consequente interrupção do crescimento dos ossos. Não existe tratamento específico para o uso abusivo de anabolizantes.
          Como essas drogas são geralmente comercializadas por vias ilegais e administradas em dosagens e concentrações variáveis por pessoas leigas, não há estudos clínicos para nos ajudar a definir esquemas seguros de administração, se é que eles existem.


         

Um comentário:

  1. REALMENTE É VERDADE TODOS OS RELATOS SOBRE ANABOLISANTE, CERTOS PRODUTOS USADOS SÃO DE USO EXCLUSIVO PARA ANIMAIS TENDO DELES QUE A DOSAGEM CHEGA A SER DE 1ML PARA CADA 50 KG PARA UM CAVALO E CONHEÇO QUEM USA O MAIS COMUM ENTRE OS USUARIO É A TESTOSTERONA VETERINÁRIA Q TEM SEU EFEITO VISIVEL EM POUCO TEMPO. MOSTRA PARA O ALISON CASO QUEIRA CONHECER OS PRODUTO PARA FALAR DELES ENTRE EM CONTATO TRABALHO COM MEDICAMENTOS VETERINÁRIO.(WENDERELETROTECNICO@GMAIL.COM)

    ResponderExcluir