Nos dias atuais, o culto ao corpo perfeito se tornou moda. Uma moda que leva muitas pessoas a tomarem certos tipos de medicamentos e drogas sem auxilio de um profissional. São vendidos em diversos lugares vários tipos de medicamentos, remédios para emagrecer, para acabar com a flacidez entre outros. Algumas pessoas, que não aceitam o próprio corpo, e querem se tornar mais “fortes” e musculosas acabam fazendo uso de anabolizantes sem saberem as conseqüências que o uso desse hormônio poderá acarretar em um futuro bem próximo.
Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. Há alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Hoje em dia são bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas. As pessoas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca de um corpo sarado, redução da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes. Os anabolizantes podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares.
Aqui estão algumas conseqüências do uso abusivo dos esteróides anabolizantes.
* Comportamentais
São freqüentes as queixas de agressividade exacerbada, irritabilidade, agitação motora e aumento ou diminuição da libido. Síndromes psiquiátricas como transtorno bipolar (anteriormente conhecida com o nome de psicose maníaco-depressiva), síndrome do pânico e quadros depressivos podem surgir na vigência do uso de doses elevadas.
* Endócrinos
É comum aparecerem lesões dermatológicas típicas de acne - principalmente na face -, atrofia dos testículos, calvície, impotência sexual, diminuição do número e da motilidade dos espermatozóides, redução do volume de esperma ejaculado, ginecomastia (crescimento das mamas em homens), masculinização das mulheres e alterações na tolerância à glicose que podem desencadear quadros de diabetes em indivíduos predipostos.
* Cardiovasculares
Retenção de líquido que favorece o aparecimento de edemas. Aumento da pressão arterial. Alteração no metabolismo dos lípides que podem levar a aumento do risco de doenças cardiovasculares: aumento do colesterol total, diminuição de HDL (“bom colesterol”), aumento de LDL (“mau colesterol”) e aumento de triglicérides.
* Hepáticos
Elevação das enzimas do fígado (transaminases, fosfatase alcalina, gama GT, etc.), quadros de icterícia e, mais raramente, câncer do fígado.
Lesões osteomusculares por solicitação exagerada (“overuse”). Fechamento precoce das epífises, com consequente interrupção do crescimento dos ossos. Não existe tratamento específico para o uso abusivo de anabolizantes.
Como essas drogas são geralmente comercializadas por vias ilegais e administradas em dosagens e concentrações variáveis por pessoas leigas, não há estudos clínicos para nos ajudar a definir esquemas seguros de administração, se é que eles existem.
REALMENTE É VERDADE TODOS OS RELATOS SOBRE ANABOLISANTE, CERTOS PRODUTOS USADOS SÃO DE USO EXCLUSIVO PARA ANIMAIS TENDO DELES QUE A DOSAGEM CHEGA A SER DE 1ML PARA CADA 50 KG PARA UM CAVALO E CONHEÇO QUEM USA O MAIS COMUM ENTRE OS USUARIO É A TESTOSTERONA VETERINÁRIA Q TEM SEU EFEITO VISIVEL EM POUCO TEMPO. MOSTRA PARA O ALISON CASO QUEIRA CONHECER OS PRODUTO PARA FALAR DELES ENTRE EM CONTATO TRABALHO COM MEDICAMENTOS VETERINÁRIO.(WENDERELETROTECNICO@GMAIL.COM)
ResponderExcluir