quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PRA QUE SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE EM VÁRZEA ALEGRE?


Quando, no fim de sua gestão, o ex-prefeito Zé Hélder implantou a Secretaria do Meio Ambiente em Várzea Alegre, choveram críticas. Existem sim, outras secretarias com mais urgência de serem criadas, porém, diante do início dos trabalhos desta pasta do executivo, cabe a nós esclarecermos alguns pontos.
Quando se fala em meio-ambiente, logo se pensa em floresta, o que é completamente incorreto. O meio ambiente é o todo natural que nos cerca, alterado ou não pelo homem, e merece nossa atenção devido às trágicas consequências que já sentimos na pele por causa da nossa falta de atenção histórica com as questões naturais.
A caatinga é um ecossistema riquíssimo e ameaçado, pela falta de respeito que o sertanejo tem com sua fauna e flora. É cinza, mas é um cinza que pretejo a vida das intempéries da seca, e merece preservação tanto quanto qualquer bolsão verde.
A função de uma Secretaria do Meio Ambiente em nossa cidade abrange a conscientização da população em relação às questões ambientais, o cuidado e implantação de políticas de aproveitamento e manejo consciente do lixo, a conscientização dos agricultores sobre técnicas menos agressivas e poluentes de limpeza do solo, cuidado com os nossos rios, perenes ou não.
Manino Bitu, Secretário do Meio Ambiente. Foto VarzeaAlegre.com
Maninho Bitu, o secretário, apresentou-se ontem na Câmara Municipal, mostrando currículo e tentando provar que esta secretaria não é só mais um arranjo político, mas que vai fazer realmente algo real e proveitoso, com objetivos definidos visando o bem da nossa terra.
Para os críticos, para todos, a melhor resposta da Secretaria do Meio Ambiente não é mostrar currículo, mas será quando os primeiros frutos começarem a aparecer, os primeiros resultados começarem a ser sentidos em direção a um meio ambiente mais cuidado, melhor compreendido, melhor administrado. Lógico que não depende tão somente de uma força de poder executivo municipal, mas sim de todo o conjunto da sociedade civil, nós, mas seria um belo começo observar o poder público nos movendo em direção a um desenvolvimento sustentável. 

3 comentários:

  1. Concordo plenamente, assim como Várzea Alegre mais o mundo inteiro, precisa sim urgentemente que alguém ou alguma organização mexa - se em relação ao nosso ambiente. E nada melhor que a cidade de Várzea Alegre comece com esse trabalho sério e que precisa da atenção e da compreensão de todos. Uma boa iniciativa,que tem minha aprovação, nossa natureza precisa sim ser levada a sério, precisa - se de investimentos pra pelo menos amenizar os danos ambientais que o homem vem causando nos últimos anos com a nossa mãe natureza, nada melhor que a mudança partir de nós, precisamos pensar no futuro, e saber que toda essa destruição do homem precisa de um controle. A secretaria do meio ambiente pode fazer esse trabalho de cuidado e conscientização para com a população de Várzea Alegre, servindo de exemplo para outras cidades.

    ResponderExcluir
  2. "Concordo por partes", acho um pouco desnecessário criar uma secretaria somente para o meio ambiente. Acho que o trabalho de conscientização ao meio ambiente já é feito em todos os meios, por exemplo, a secretaria de educação já é um bom aliado em termos de conscientização ambiental da nossa cidade. Acho que deveria criar algum programa junto com alguma secretaria já existente, não criar outra secretaria para função exclusiva. A cidade de Várzea Alegre precisa de alguns outros ajustes, como por exemplo, desenvolver atividades de desporto, entre outros problemas prioritários. Talvez em um futuro próximo quando a cidade aumentar de porte, ai sim, poderia criar uma secretaria toda voltada apenas à questões ambientais, por enquanto acho que não é necessário.

    ResponderExcluir
  3. No futuro, quando (se) a cidade aumentar de porte, não haverá mais meio ambiente para cuidar. Já foi tarde a criação de uma secretaria para tratar do assunto...Exemplos da pasta meio ambiente funcionando em conjunto com outras secretarias (tipo agricultara; mineração; infraestrutur, etc) estão aí e podemos verificar que não funciona. Mesmo "sozinha" normalmente não funciona, pq o PODER PÚBLICO normalmente não segue as orientações dos técnicos da pasta.
    Várzea Alegre já não tem nenhuma cobertura vegetal, as áreas de preservação permanente já foram desmatadas, os principais rios estão sendo aterrados (com máquinas ou naturalmente, em função da falta de proteção ao solo), a Lagoa de São Raimundo foi/está aterra e inúmeros empreendimentos estão sendo "gestados" sem nenhum tipo de licença/estudo.De fato alguém precisa enfrentar estes e outros problemas ambientais...O GOVERNO WANDERLEY vai dar condições do secretário e sua equipe trabalharem? Isso só o tempo dirá. Ah! e o primeiro problema que A SEMMA Várzea Alegre vai ter que enfrentar é O USO INDISCRIMINADO DA ÁGUA DO AÇUDE DO SÃO VICENTE E A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS DE TERRA AO LONGO DO RIACHO DO MACHADO, o que tem impedido que a água que de lá flui alcance maiores distância e beneficie maio número de pessoas.

    ResponderExcluir