terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

FALANDO UM POUCO SOBRE O MUNDO SUBATÔMICO

   Falar sobre o mundo subatômico é algo muito prazeroso para muitos físicos e químicos. Não somente pelo maravilhoso mistério do comportamento dual do elétron, mas também pelo universo de partículas que existem além do próton, neutros e dos elétrons. 
   Em química e física no ensino médio é comum dizer que os elétrons, nêutrons e prótons são partículas fundamentais da natureza, ou seja, não são compostas por nenhuma outra coisa. Mas a coisa não é assim! 
   Existe uma classe de partículas chamadas Quarks, que quando combinadas formam os hádrons. Partículas formadas por três Quarks ou três anti-quarks (Bárions) e partículas formadas por um Quark e um anti-quark (Mésons). Ao todo existem 6 tipos de Quarks: o Quark Up, Down, Estrange, Bottom, Charmed e Top. O próton, por exemplo, é formado por dois Quarks Up e um Down, e o nêutron é formado por dois Down e u Up. 
   O elétron por sua vez é o mais “fodão”, ele é realmente uma partícula elementar, ou seja, não tem estrutura interna. Ela faz parte do conjunto de partículas chamadas de Léptons. Outras partículas desse grupo são: Neutrino do elétron, Múon, Neutrino do Múon, Tau e Neutrino do Tau. Então vemos que o universo subatômico não se limita ao conhecimento do elétrons, próton e nêutron, existem mais coisas por trás. 
   Para os interessados sobre o assunto, recomendo uma pesquisa sobre O modelo Padrão da Física das Partículas Elementares.


BONS ESTUDOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário