domingo, 17 de fevereiro de 2013

E O CARNAVAL? - PARTE 2: AS ESCOLAS DE SAMBA

Dando prosseguimento às análises sobre o carnaval, nos compete aqui deixar um imenso elogio ás duas escolas de samba que, mesmo sem competição envolvida, anualmente se envolvem com a maior garra possível para mostrar um bom desfile, sempre inovando nos temas e adereços.
Foto: VárzeaAlegre.com
Em primeiro lugar, a Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, que completou 50 anos de tradicional aparição nos carnavais de nossa cidade, mostrando sempre força e vigor renovado para trazer para  nossa realidade uma tradição carioca. Destaque na mídia todos os anos, fato até criticado aqui neste site, não pela escola em si, mas por fatores que já explicitei bem, a ESURD encantou mais uma vez com um desfile de fantasias e alegorias bem elaboradas.
Foto: VárzeaAlegre.com
Na outra ponta temos a MIS, Mocidade Independente do Sanharol, escola que sempre esbanja luxo e requinte nas fantasias, e que introduziu os carros alegóricos em nosso carnaval, mais uma vez surpreendeu a todos com a temática do Rio São Francisco, num desfile de encher os olhos de tão belo. Destaque da escola também é o desfile mirim no sábado, que mantém a chama da arte do samba viva entre os mais jovens da agremiação.
As duas escolas fizeram um espetáculo á parte neste carnaval, e quem veio do sudeste ou mesmo de outras regiões para cá não teve do que reclamar em termos de beleza nos nossos desfiles, fator que nos surpreende e alegra sempre, ver tantos elogios em torno das escolas de samba locais.
Cabe agora uma sugestão ousada da minha parte, mas que sempre que vejo os desfiles passa pela minha cabeça: por que não um sambódromo?
Chegada do desfile da MIS na Lagoa. Foto: Antonio Matheus.
Sei certamente que a chegada dos desfiles na Praça da Lagoa (Parque Cívico São Raimundo Nonato) está de bom tamanho e permite que a comunidade aprecie tranquilamente a chegada das escolas, mas por que não aprimorar isto e transformar, por exemplo, a segunda parte da Lagoa com uma arquibancada, limitando o percurso do desfile e permitindo mais arrojo nas alegorias, bem como um planejamento de harmonia e execução do desfile mais ousado?
Bem... esta é só uma ideia, uma ideia de quem ano após ano fica de queixo caído com a garra e a inteligência de todos os que fazem as escolas de samba desta cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário