quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MESMO COM MELHOR PREVISÃO DA FUNCEME, CHUVAS NÃO CHEGAM EM VÁRZEA ALEGRE

Após boletim desanimador que prognosticara estiagem severa este ano, a FUNCEME, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, divulgou melhora na previsão de chuvas para o Ceará, com possibilidade de chuvas pelo menos razoáveis nos próximos três meses (março a maio). 

Entretanto, parece que as previsões otimistas não se confirmaram, e, segundo o órgão, há 40% de chance de, em 2013, as chuvas focarem mesmo abaixo da média. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS. No dia 26 de fevereiro, não caiu uma só gota de chuva em todo o Estado do Ceará, conforme VOCÊ PODE VER CLICANDO AQUI.
Diante de um quadro preocupante, boa parte da população parece paradoxalmente não estar preocupada. Não se ouve nas ruas nenhum comentário sobre o uso racional da água e recursos naturais para evitar que agruras pelas quais passamos nos anos de 1980 e 1990 se repitam nestes tempos de fartura e modernidade. temos que entender que somos uma região que corre sempre o risco de uma estiagem, e devemos nos preparar anualmente para tal efeito, causado por nós mesmos e nossa devastação desenfreada dos recursos naturais.
A seca já nos atingiu, e se o quadro de calor do início do ano já está assim, imaginemos como estará nos meses finais, onde conhecidamente temos temperaturas mais altas? Aos que não tem o refúgio de um ar condicionado, aos que nem mesmo tem o refúgio de uma casa decente, resta o consolo de esperar pelo ano que vem, esperar que os céus mandem chuva regular para que os animais, os bois, as cabras, os porcos e nós, tenhamos a bênção de continuarmos desperdiçando nossos recursos de forma indiscriminada.
O sertão vai virar mar... de areia... 

3 comentários:

  1. Tem que ser feita campanha de alerta para o povo não gastar muita água.

    ResponderExcluir
  2. Triste sua postagem, triste realidade, muito oportuno o alerta sobre a água. a Prefeitura tem que entrar nessa também. A cidade tem 14 praças, algumas enormes que usam água da Cagece.Seria de extrema necessidade a suspensão da aguação destes logradouros de imediato, até que chova. É melhor faltar água para as plantas das praças do que faltar nas torneiras.Temos que lembrar além das casas, o Hospital, temos fábricas, que não pod efaltar água e ainda um grande evento em agosto, a festa do Padroeiro! Parabén, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o governo acha melhor investir em copa do que no povo. E esquece do nordeste esquece que, o que comem o que e onde moram vem dos nordestinos da agricultura vem do povo do campo em quanto eles tiverem esse pensamento vai continuar a mesma miséria de sempre
    nordestinos não são atoas que são chamados de cabras da peste !!!

    ResponderExcluir