sábado, 16 de fevereiro de 2013

E O CARNAVAL?

Bem, espero que não seja tarde para um comentário sobre mais um grande carnaval em Várzea Alegre. Após quatro dias de folia, resta-nos apreciar e avaliar o que realmente houve de positivo e o que precisa ser melhorado nas próximas edições. Muito se falou nas redes sociais, de bem e de mal, e eis que me cabe uma ponderação equilibrada sobre esta festa.
Em primeiro lugar, para um início de administração com incerteza financeira e ainda corte de financiamento por parte do Governo do Estado, a realização do Carnaval em Várzea Alegre parecia fadada ao fracasso. Como não bastasse isso, ainda houve críticas devido à situação de seca a qual se encontra o Estado do Ceará.


Nosso Carnaval milionário trouxe uma atração de peso, Wesley Safadão, que mais uma vez fez o que seu papel de animador de massa. Porém, as bandas pequenas, tão criticadas, também souberam levantar o público, destaque para o cantor frenético da banda Prabalá, que chegou a subir em uma das torres de som em momento de êxtase.
A estrutura logística da administração Zé Hélder foi ampliada, ganhando a estrutura uma área VIP controversa, sob o controle de Yuri do Paredão, que parece estar tendo um bom retorno de sua investida em nossa cidade. A área VIP restringe sim, separa, mas em nome de tantos pequenos furtos de telefones celulares, carteiras e outros objetos, valia a pena pagar por uma pulseira que garantisse a entrada no cercadinho VIP.
Mas estes furtos não ocorreram necessariamente por falta de segurança, mas primeiramente por descuido e falta de costume em grandes festas abertas. Área VIP discrimina, mas também pagando livra-se de alguns infortúnios com certos grupos que vão, não para brincar, mas para vagabundagem e bandidagem, critiquem quem quiser, mas a área paga traz algumas regalias.
Ponto negativo foi o monopólio da venda de bebidas, que favorece os detentores do monopólio e desfavorece todo o comércio local que deixa de vender mais bebidas devido à proibição da entrada de bebidas que não compradas lá, na festa. Muita gente burlou, com toda razão, esse bloqueio, pois parecia haver segurança demais evitando a entrada de bebidas e de menos evitando os furtos já citados.
No mais, a presença massiva de gente de todo canto, inclusive exterior, no nosso Carnaval, enche de orgulho quem vive na cidade. Foi uma festa monumental como deveria ser, mas vale uma reavaliação para melhorarem alguns pontos nos anos que se seguem, fazendo desta tradição já consolidada um evento cada vez maior e mais rentável para todos.


3 comentários:

  1. Parabéns, Bruno pela sua análise tão bem fundamentada sem paixão e sem crítica destrutiva. Ao contrário, crítica para melhorar devem se bem aceitas. Estive em cidade vizinha e ouvi muito sobre o nosso carnaval. Questões como proibição dos paredões, criticada em outras cidades, afastam mais visitantes, deve serem analisadas, aluguéis das barracas, que encarece as bebidas...Monópolio é o que há de mais injusto.Análise feita com responsabilidade por quem conhece!

    ResponderExcluir
  2. Nosso carnaval teve uma repercussão muito boa lá fora, tem pontos a melhorar, mas nisso nenhuma cidade é perfeita. Mas mesmo assim o avanço deve ser pensado para que, em 2014, mais gente venha e encontre um carnaval cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  3. A dita ÁREA VIP separa RICOS DE POBRES. Os camarotes já faziam isso nos carnavais passados. É injusto que a população pobre, que mal tem dinheiro para comprar 1kg de fava por R$22,00, sofra no meio da VAGABUNDAGEM E BANDIDAGEM (que de fato não percebi neste carnaval), enquanto aqueles que dispõem de melhores condições financeiras (servidores públicos bem remunerados, empresários com contratos junto aos governos federal, estadual e municipal; contadores inescrupulosos, dentre outros) ficam isolados e protegidos da PLEBE, se brincar, até com a área mínima preconizada na ABNT e com "seguranças particulares"...MAS O DINHEIRO QUE PAGOU A FESTA NÃO É DA PREFEITURA? NÃO É DINHEIRO PÚBLICO? Se o dinheiro é PÚBLICO, a festa É PÚBLICA e NÃO DEVE TER ÁREA VIP....QUEM PAGOU O CARNAVAL DE VÁRZEA ALEGRE FOI O POVO, A FESTA É DO POVO E NÃO DEVE HAVER NENHUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO, COMO OCORRE COM A ÁREA VIP.

    ResponderExcluir