segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

POR UMA PRODUÇÃO LITERÁRIA VIVA!

Como escritor, pesa-me os comentários que se seguem, pois é com triste pesar que constato que a literatura e acultura varzealegrense estão no rumo errado. Nossa produção cultural, a julgar pelos últimos trabalhos lançados neste município, são todas obras memorialistas, de autores já em avançada idade. E o que isso prova?
Isto prova que uma nova geração de autores precisa ser despertada em nossa cidade, uma nova geração que ouse registrar seu tempo, suas ideia,s não apenas na forma de "cronismo" e recortes esparsos de interior, mas de poesia, de romances, de livros técnicos, enfim, que haja uma real e viva produção literária nesta cidade, que não fique circulando sobre o passado morto e enterrado, mas que construa um futuro para a nossa produção cultural.
Há que se quebrar essa ideia de que a boa cultura vem do passado, é isto que faz a cultura do presente ser tão fraca, pois já nasce estigmatizada. Várzea Alegre tem excelentes poetas, excelentes cronistas jovens perdendo-se em bancos de escolas, perdendo-se em uma autocensura infeliz, ditada por um espírito elitista que tem aprisionado a produção local artística, de modo geral, há décadas.
Espero este ano poder participar de mais lançamentos de cada vez mais obras, agora chega de remoer passados, vamos galgar futuros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário