domingo, 20 de janeiro de 2013

CARNAVAL DO PRECONCEITO

Banner postado na fanpage da MIS
No Brasil, entende-se preconceito e discriminação de forma unilateral, quando a minoria é oprimida, quando o mais pobre é subjugado. mas o Brasil e o brasileiro tem a infeliz mania de valorizar algo bem mais que seu real valor, quando se trata de alguém menos favorecido financeiramente. Exemplo disto ocorreu recentemente com a TV Globo e o seu Big Brother, onde a direção resolveu convidar apenas participantes com boas condições financeiras, pois ganhava sempre o pobretão.
Neste triste complexo vive há décadas o carnaval de Várzea Alegre, no qual, todos os anos, a mídia hipervaloriza a Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, a ESURD, unicamente pelo fato de ser uma escola de samba formada por trabalhadores rurais em seu núcleo. Fica reservado à outra escola,  Mocidade Independente do Sanharol, MIS, o reconhecimento apenas local.
Todos os anos, a reportagem "mais do mesmo" faz a mesma matéria, os sites locais escrevem os mesmos textos, sobre a mesma escola e o mesmo carnaval, não levando em conta e equilibrando os comentários para que as duas escolas locais fossem privilegiadas. 
Os integrantes da MIS ano após ano amargam o fato de não terem nenhuma visibilidade  nem mesmo a Secretaria de Cultura orienta a mídia a cobrir também a MIS e outros aspectos de nossa cidade durante o Carnaval. Enquanto repete-se o discurso de sempre, o nosso carnaval cresce e deveria se ter o cuidado de não procurar retratar algo do interior tão somente quando for feita por "agricultores", como se vivêssemos nos anos de 1980.
Em comentários nas redes sociais, membros da MIS ou mesmo simpatizantes da cultura local, escreveram textos a respeito. A seguir, o texto da professora Renata Siebra Bitu.

CARNAVAL para uma escola de samba nem começa e nem termina, ele permanece o ano todo. Desculpe-me mas ninguém dá MIS (Mocidade Independente do Sanharol) está trabalhando e nem vai deixar de trabalhar porque a ESURD (Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro) “já é referência”, na verdade o que seria do Verde se todos gostassem do Amarelo? O que seria da humanidade se deixasse de fazer algo por que alguém diz que o outro é melhor do que nós? "A única escola de samba de alguma coisa..." e daí, sábio é Nelson Rodrigues quando afirma que : "toda unanimidade é burra"! Não queremos ser únicos em nada, queremos ser, APENAS SER!
Queremos que nossas crianças aprendam dentro da comunidade que é muito mais bonito e interessante aprender a ser e que ao vestir nossas camisas sinta-se um orgulho INDEPENDENTE de idade, tempo e tradição.
Seria muito triste se elas acreditassem nisso e que se a MIS existe é porque ela tem tradição, origem e história. Se isso é passado na TV para outras pessoas assistirem hoje e esquecem o que viram amanhã não importa, o que mais importa é nós, daqui da nossa terra do nosso torrão amado, vermos ela fazer seu SHOW e trabalharmos para que ela amanhã faça novamente.
Aparecer na TV é muito importante, envaidece, mas o que fica de verdade é vê a beleza que faremos nesse carnaval, isso envaidece muito mais, independente de passar em qualquer lugar. Queremos que ela passe aos nossos olhos, pois nós trabalhamos para isso, para a nossa satisfação e do povo de Várzea Alegre, em especial, a comunidade do Sanharol.
Se a MIS vier a sair na TV, que seja por méritos seu, pela beleza de seu carnaval e não pela opinião própria, monopolista e formada de alguém. O SOL nasce para todos e só não sabe quem não quer!"Parabéns a ESURD, continuaremos com a MIS.No ano de 2010 o então "JORNALISTA" fizera uma reportagem onde o mesmo dizia A única escola de Samba de Várzea Alegre, referindo-se a ESURD, e foi uma pena porque temos duas lindas escolas, acontece que o jornalista ficou com a opinião dele e nós demos nosso show na avenida, que sempre foi o nosso propósito e o nosso público mais importante pode assistir., parabéns Várzea Alegre.
Faz-se necessária uma revisão dos nossos conceitos de cultura em Várzea Alegre, para que a gente não fique nessa ciranda sem fim de só valorizar as mesmas coisas e pessoas, prestando um desserviço à nossa riquíssima pluralidade cultural.
A seguir, imagens do desfile da MIS em 2012:





Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário