segunda-feira, 15 de outubro de 2012

UMA REFLEXÃO SOBRE O DIA DO PROFESSOR

Meu amigo, minha amiga, por que escolhemos ser professores? Por que corremos contra a maré que nos subjuga, nos desvaloriza, nos apequena? Por que escolhemos esta profissão?
Acordar e dentre tantos problemas, lidar com dezenas, centenas de jovens, cheios de problemas e incertezas e que tantas vezes buscam em nós um norte, quando somos tão humanos, tão incertos quanto os tais, mesmo que nosso ar de superioridade queria passar o contrário?
Num trabalho onde a auto-estima é joia rara, onde nosso fôlego de vida é exaurido todo santo dia, a cada nova aula, é difícil manter o pique. Mas nós mantemos.
Quando os pais nos cobram resultados, quando os pais abandona seus filhos em nossas mãos, quando nem existem pais, estamos lá.
Quando a direção não noa apoia nem compreende, quando o governo não nos atende, quando os recursos são insuficientes, estamos lá.
Para ouvir um desabafo, para compreender uma falta de atenção, para ser tantas vezes incompreendido e não ouvido, permanecemos firmes no nosso dever de educadores, mediadores no processo de ensino-aprendizagem, tarefa hercúlea em tempos como os nossos, num país como o Brasil.
Somos os filhos do sistema, prontos para transformar pequenas crianças em cidadãos aptos não só para o mercado de trabalho, mas principalmente para a vida social, seus paradigmas, e também a quebra destes.
E mesmo que não sejamos tão prontamente reconhecidos, nem por nós mesmos, somos a profissão que define o sucesso ou fracasso de uma nação, de acordo com o grau de importância e incentivo que nos é dado e à instrumentalização que é colocada ao nosso dispor.
Neste dia dedicado a nós, professores  paremos um pouco para refletir sobre nossa vida profissional, nosso sonhos e projetos, nossas necessidades, paramos de lutar por elas? Onde moram os sonhos de um professor? Onde vivem seus desejos e anseio mais profundos? Será que somos o que sonhávamos que seríamos? E agora, o que sonhamos em ser no futuro? Ou já deixamos nosso futuro morrer e estamos empurrando tudo com a barriga? se assim for, isto não é vida; merecemos mais de nós, assim como cobramos dos outros. Somos professores, mas ainda temos tanto o que aprender...

Um comentário:

  1. Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhes o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar.

    ResponderExcluir