Mas, por que tanta comoção por uma novela? Quais as razões do sucesso de "Avenida Brasil"?
Em primeiro lugar, temos o fator inovação. Esta novela chamou logo a atenção do público por acertar nas inovações que fez. Um dos mais notáveis é no tratamento do enredo, sem "barrigas", épocas em que a novela fica sem muito conflito, sem muita agitação ocorrendo. Neste sentido, até mesmo nos cortes no fim do capítulo, o autor surpreendeu, resolvendo tramas que nas mãos de outros autores demorariam uma semana para serem concluídas, dando agilidade e senso de novidade à trama. Esta já é uma característica de João Emanuel Carneiro, que já desenvolveu ótimos trabalhos como "A Favorita".
Outro ponto positivo foi o tom realístico das conversas, com vários personagens falando ao mesmo tempo, algo impensável para a tv convencional. Em diversas cenas, mal se podia acompanhar a fala de um personagem, com diversos atores falando ao mesmo tempo. Ponto para a direção, pois, em mãos erradas, essa inovação teria se tornado um desastre.
Num quesito mais técnico, a utilização de um plano mais aberto de câmeras, além de um tratamento de imagem esplêndido, deram um ar de cinema para a novela, o que, somado a trama de crimes e vinganças levou o público a se interessar cada vez mais pela trama dinâmica e bem construída.
E por falar em câmera, a Globo usou de forma brilhante um recurso que já vinha sendo inserido timidamente em suas produções, a famosa "câmera nervosa", sem estabilizadores ou tripés, como se a câmera fosse um olho humano, evitando que a cena fique estática. Aliado a este recurso, tivemos enquadramentos diversos, que deixavam os atores mais livres para atuar, como num teatro, onde o ator não se preocupe em olhar para a câmera, se posicionar. A câmera é quem o busca e enquadra de acordo com o tom da cena.
João Emanuel Carneiro, autor de Avenida Brasil |
Por estes motivos, Avenida Brasil entra para o rol de novelas como Roque Santeiro, Vale Tudo, A Próxima Vítima, dentre algumas outras peças de dramaturgia que pararam o Brasil.
Veremos se Glória Perez, autora de tantas novelas repetitivas (país exótico, religião, amor piegas...) vai conseguir repetir o sucesso de Avenida Brasil... é bem provável que não.
Para mim essa novela não tem diferença nenhuma das outras, com situações, diálogos e personagens ridículos e inverossímeis que agridem a inteligência do espectador. Bem como clichês que já estão dando raiva tova vez que aparecem de novo nessas novelas, como o personagem que descobre que não é filho de quem pensava que fosse e tenta achar seu verdadeiro pai ou do assassino que não se sabe a identidade até o útlimo capítulo, para alavancar mais audiência.
ResponderExcluirMas note que esses lugares comuns apareceram pouco, a ideia de "quem matou fulano" foi usada bem no final. Na verdade, muito além do enredo, o que valeu a esta novela o seu sucesso foi mesmo a parte técnica, que esteve com um nível poucas vezes visto. Enquadramento, som, tratamento de imagem, tudo em sintonia com a trama.
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