quarta-feira, 10 de outubro de 2012
PARABÉNS, VÁRZEA ALEGRE
Após o resultado das urnas, alguns idiotas começaram a postar mensagens de vergonha à nossa cidade em redes sociais, tudo motivado pela vitória do candidato ao qual se opunham.
Mas será que nossa terra realmente merece tanto ódio e vergonha? E isto em plena semana de seu aniversário?
Várzea Alegre não nasceu de um acaso, é terra de gente de fé, batalhadora, de uma história que nos orgulha pela bravura com que enfrentaram as piores adversidades naturais e históricas, mesmo o seu rebaixamente a distrito do Cedro na década de 1930.
Somos uma cidade abençoada por grandes escritores, poetas, músicos, artistas plásticos, de um artesanato admirado no Brasil inteiro. Os nomes dos artistas? Quem ama esta terra e realmente se importa com ela sabe quem são!
Nossa terra é abençoada, pois mesmo em épocas de grande seca, nossa vegetação mista entre caatinga, em sua forma arbustiva e arbórea, com trechos de cerrado e floresta subcaducifólia tropical fluvial, nos garantiu uma saída para a escassez de chuvas, mesmo nas décadas de 30 e 80, tempos complicados para o sertanejo.
Nossa terra possui um povo alegre, festeiro, que desde os anos de 1950 brinca seu Carnaval, que foi palco de grandes shows e eventos, que atrai gente do Brasil inteiro pra Festa de Agosto, somos um povo que dá gosto, uma cidade boa demais de se viver.
Obviamente que muto falta para atingirmos a perfeição, mas nem mesmo os grandes centros econômicos mundiais escapam de falhas urbanísticas, devemos ter consciência disto e, ao invés de amaldiçoar, declarar a morte desta terra, tudo por causa de imbecilidade partidária, deveria-se mesmo era arregaçar as mangas, trabalhar por esta cidade e esperar sim, que ela cresça e melhore a cada dia.
Várzea Alegre, a despeito dos que a odeiam declaradamente, é "orgulho dos filhos que se ausentam, que a deixam mas não a esquecem jamais", bem como dos que vivem neste torrão amado, patrimônio de todos nós, terra de todos nós, para bem e para mal, para o que der e vier.
No dia de seu aniversário de emancipação, deixo minha admiração, pois estive em tantos lugares que nem sei mais quantos, dos mais luxuosos aos mais carentes deste país, e mesmo que comparativamente em alguns aspectos Várzea Alegre esteja em desvantagem, é ela, minha terra natal, que me sempre me dá aquela sensação de repouso, tranquilidade, de estar em casa. que tanto é necessária ao homem. Aqui é o meu lar e eu me orgulho dele. haja o que houver, é minha cidade.
Aos apaixonados por Várzea Alegre, os parabéns a nós, loucos por esta terra,não importa quão longe estejamos. Aos que a odeiam e se envergonham, dela, meu asco, repulsa e pena, pela alienação que transborda de vossas declarações.
Várzea Alegre, que "enche de surpresa o visitante e de fé o nosso peito varonil", os meus sinceros parabéns!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário