sexta-feira, 26 de outubro de 2012

APAGÃO ATINGE TODO O NORDESTE, TOCANTINS E DISTRITO FEDERAL

Ontem, por volta da meia noite, os moradores de Várzea Alegre se viram ás escuras. Mais tarde, pelas redes sociais, viu-se que não era apenas nosso município, nem apenas nosso estado, e sim todo o Nordeste do País, mais Distrito federal e Tocantins, que estavam sofrendo com o apagão.
Segundo Hermes Chipp, operador nacional do sistema elétrico, o apagão foi causado por um incêndio em uma chave do sistema. Falhas acontecem, incêndios acontecem, mas quando se percebe que entre setembro e outubro ocorreram 14 apagões no país, sendo 63 este ano no total, vê-se que há muito a ser feito em prol do sistema de distribuição de energia elétrica do Brasil, um dos mais caros para o consumidor final e mais problemáticos do planeta.
Não é pelo calor, pelas muriçocas, pelo incômodo causado em residências, mas pelos eletrodomésticos danificados, pela segurança em risco, que apagões como esses deveriam ser melhor prevenidos no sistema, com medidas de segurança e manutenção que prevenissem futuros acontecimentos como esses, que já decidiram uma eleição presidencial em 2002. à época, Lula esbravejava contra a má administração da energia do país, que exigiu racionamento, que não evitou o apagão. Vê-se que pouco mudou entre esses dez anos.
Vamos acompanhar quais as medidas preventivas que vão ser agora tomadas, para que tenhamos noites de sono tranquilas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário