terça-feira, 9 de outubro de 2012

OS DESAFIOS E OBRIGAÇÕES DO CANDIDATO ELEITO

Todo mundo ainda está em festa pelo seu candidato, mas logo chegará o momento em que a festa acaba e as obrigações começam. Não basta animar o povo por três meses, ganhar sua confiança e vencer estrondosamente nas urnas. Agora é tempo de honrar essa confiança depositada. 
No caso do meu município, Várzea Alegre, tivemos uma campanha belíssima que consagrou prefeito Vanderlei Freire e como vice-prefeito Pablo Rolim. Estes dois, no comando da gestão municipal, terão alguns desafios e obrigações a serem alcançadas, em resposta a grande vitória que conquistaram. 
Vamos por partes: 

DAS OBRIGAÇÕES 

É óbvio que a primeira grande obrigação de todo candidato é cumprir o que prometeu. Sabemos que ele tem quatros anos e uma organização financeira superiores a que seu antecessor, Zé Hélder, encontrou. Isto já representa uma vantagem para realização das obras as quais compunham seu programa de propostas. 
A meu ver, a mais importante delas é a mudança de local do Mercado Municipal, que já não é estruturalmente suficiente para atender á demanda de clientes, nem mesmo a demanda dos vendedores. A mudança de local tiraria a grande concentração de barracas que obstrui duas ruas, engessando o trânsito de veículos pelo Centro da cidade. 
Em segundo lugar, a construção de um novo paço municipal, aglomerando todas as secretarias e suas necessidades administrativas em um só complexo, o que facilitará, se a obra for feita, a resolução de assuntos internos de cada secretaria, bem como centralizaria o atendimento, tornando mais simples o acesso da população às secretarias. Este projeto deve ser, obviamente, realizado tomando-se as devidas proporções e demandas de cada uma das pastas do executivo municipal. 
Outra proposta, a do Parque Industrial, é importante pela geração de empregos, ao atrair nos negócios para o município. Todas estas benfeitorias estruturais devem ser realizadas e são obrigações, além de manter em bom estado a infra-estrutura pública existente. 

DESAFIOS 

Investir de forma objetiva e bem planejada no esporte municipal, com uma melhor organização dos campeonatos em todos os níveis, além de diversificar a prática esportiva, ampliando os programas governamentais e indo atrás de novos projetos que ampliem a prática desportiva nesta cidade, principalmente entre os jovens. 
Uma das grandes questões também necessárias é a da gestão consciente do crescimento urbano de Várzea Alegre, cuja tendência é ampliar-se. Evitar o inchaço do município, trabalhando um projeto urbanístico bem estruturado que não afogue o trânsito mais ainda. 
Trabalhar na Zona Rural, no quesito infra-estrutura, também é um desafio a ser encarado. Diante do êxodo rural dos últimos anos, cabe à gestão elaborar um plano de ação para potencializar a geração de emprego e renda também na zona rural. 
Ampliar a gama de eventos culturais em Várzea Alegre, dando um caráter turístico ao Carnaval, festa de Agosto e Festival de Quadrilhas. Mesmo com o grande avanço da gestão atual, com mais alguns investimentos, a cidade pode tornar-se rota turística, desde que haja iniciativa privada e poder público juntos atraindo visitantes, e dando a estes visitantes opções arrojadas de hospedagem, consumo e mesmo segurança e saúde. 

Estes são apenas alguns dos grandes desafios e obrigações que os candidatos eleitos deverão enfrentar e vencer. Cabe a nós o acompanhamento da gestão, para que a festa se confirme em crescimento e humanização, assim como tem sido feito ano após ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário