segunda-feira, 25 de março de 2013

ESVAZIAMENTO DE SENTIDO DA SEMANA SANTA

Mais uma bela semana se inicia para o brasileiro, bela porque está repleta de feriados, o que agrada nossa preguiça culturalmente enraizada e cada vez mais propagada pelos feriados que são adicionados ano após ano. 
Feriado santo? O que significa essa semana que se inicia? Muita gente sabe, mas o sentido esvaziou-se transformando uma data celebrada por mais de um bilhão de fieis em mais uma oportunidade de ficar em casa procrastinando.
Há os que criticam a realização de shows na quinta-feira, assim como criticavam anos atrás quando passaram a se realizar festas nos sábados, mas esta crítica é realmente válida? Por que impedirem os shows se ir até eles é decisão de cada um, se houvesse mesmo esta cristandade e respeito pelas datas especiais, os shows acabariam por si sós em algum tempo depois dos insucessos de público.
Numa época em que é tão na moda ser religioso, esfregar a fé na cara de todo mundo, a Semana Santa deveria ser um atrativo não pelas festas e afins, mas pelo bruto sentido que carrega, uma semana onde se relembra o mais famoso assassinato/morte-ressurreição da história, mesmo que para alguns a última parte seja apenas fantasia. Não bastasse a Páscoa (o Domingo) ter se comercializado, agora falta apenas à Sexta-Feira a perca de seu caráter, e do jeito que anda o percurso, não demorará nem uma década para que sejam anunciados no rádio shows no dia em que Cristo foi morto.
O pior... ou melhor... é que de certa forma até Ele já havia predito que isto aconteceria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário