quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Dá sinal Várzea Alegre!

Olá!
Para inaugurar a minha colaboração neste site, em parceria com o meu grande amigo Bruno Siebra, gostaria de começar uma campanha intitulada: 

DÁ SINAL VÁRZEA ALEGRE!

USE A SETA!

          Um trânsito veicular perfeito e seguro é caracterizado por caminhões, carros e motos sendo guiados por motoristas responsáveis, com perícia, usando de direção defensiva para evitar qualquer problema ou eventual acidente, causando a deterioração do seu e deu outros veículos, bem como a evitar principalmente o ferimento de qualquer pedestre ou ao próprio motorista.

          Nós sabemos que isto ocorreria em um trânsito perfeito, talvez em um país mais civilizado, ou que tivesse regras mais rígidas para punir as condutas adversas ao bem comum. Mas nós conhecemos muito bem o nosso país e as nossas cidades, vivemos em um trânsito que é um Caos e provoca milhares de acidentes anualmente simplesmente por imperícia de alguns que podem causar grandes tragédias.

          Na nossa pequena Várzea Alegre não é diferente, vemos diariamente motoqueiros ou motoristas dirigindo pelas ruas da cidade como se estivessem dirigindo no autódromo de Inter lagos, entrando e saindo de ruas em alta velocidade sem se preocupar com o outro que vem atrás, ou está na frente, e que pode simplesmente não entender aquela ação e acabar causando uma acidente. O número de acidentes com vítimas na nossa cidade é alarmante, é uma calamidade pública o número de "fatalidades", repito, "FATALIDADES" (sic) previstas e sabidas por todos os cidadãos.

          Mas, para começar uma re-educação no nosso trânsito, não funciona simplesmente tentar tirar as motos/carros de circulação, não adianta tentar pegar os menores de idade, porque nunca vão, não adianta querer parar o trabalho dos moto-táxis que sustentam a família com o ganha pão das viagens. O que adianta, é tentar começar de simples atos, atitudes simples que podem salvar vidas e diminuir a taxa de acidentes. 

          Se existe uma coisa que atrapalha todo o trânsito, causa muitos acidentes e provoca muita raiva, são os "motoristas" que simplesmente esquecem de uma parte fundamental do seu carro/moto, o sinaleiro ou seta. Vagam por toda a cidade, entrando em ruas, convertendo em esquinas, ultrapassando outros carros, estacionando ou andando lentamente só para mostrar seu veículo de maneira imprudente e com irresponsabilidade, pensam que estão sozinhos no trânsito, ou que todos os outros devem adivinhar as ações deles. 

          Esse pequeno ato de ligar a seta quando vai fazer alguma ação em que ela é recomendada, quando não usada, causa muita raiva no motorista que vem atrás -- pelo menos em mim causa --, aquela vontade de ter um trator... É uma questão de educação e preocupação para com os outros motoristas. 

          Então, vamos abraçar essa idéia, vamos ser mais conscientes e, mesmo parecendo muito pouco ou uma grande besteira, vamos começar com essa pequena ação, que é o primeiro passo para um trânsito mais seguro e fácil de se dirigir.

          Não quero incitar violência, mas às vezes dá vontade de dar um grito: LIGA A SETA, PORRA! Não dá?!


Autor: César Gregório JUNIOR

2 comentários:

  1. Boa.... Compartilho essa idéia...realmente o trãnsito ou melhor alguns, motoristas da nossa cidade ainda n sabem como conduzir seu veículo..não obedecem as sinalizações, n ligam setas con as indicações corretas...é um verdadeiro abuso.. Aproveitar o espaço e dar o alerta aos guardas do Demutran, q vejam a placa PARE, da rua Socoro Rolim, se ninguém obedece é porque n está bem visualizada.. seria bom um PARE no asfalto bem grande..porque ninguem para alí, só se escuta freadas brusca de vez enquando.. Mas ainda afirmo é a educação no trânsito dos próprios motoristas.. Apoiado!!! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela estréia, meu caro César Gregório,muito oportuno, é inexplicável uma cidade de pequeno porte como Várzea Alegre ter um trânsito tão caótico, problemático com tantos acidentes graves,não se passa uma semana sem um acidente.Muita imperícia, se for periciar, 90% dos casos por imprudência, motoristas, alcoolizados, sem habilitação. Uma vergonha: 98% das motos são irregulares, segundo o chefe de trânsito.
    Parabéns, começou bem, com pé direito, toda iniciativa a fim de melhorar o trânsito é mais do que válida.Só não gostei do tom agressivo do cartaz por causa do paalavrão que causa violência no trânsito também.

    ResponderExcluir