Hoje se comemora uma data crucial para a identidade cultural do povo nordestino: o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O pernambucano que conquistou o Brasil com suas letras simples, retratos da vida e da alma do homem sertanejo, faleceu em 2 de agosto de 1989, mas sua obra continua viva na alma daqueles que tem o Nordeste no coração e no sangue.
Arquétipo dos nordestinos, Gonzaga cantou a religiosidade, o amor, os preconceitos do homem do sertão, sua luta, sua dor, suas vitórias, até mesmo sua ingenuidade. Com sua sanfona tocada com características que inspiraram outros grandes músicos, Luiz Gonzaga soube como poucos falar de si mesmo e de sua terra, sem que isso o afastasse do público de outras regiões, até mesmo de outras partes do mundo, até tocou em Paris no ano de 1985. O Rei do Baião teve versões de suas músicas até mesmo em japonês.
Homenagem do Google a Luiz Gonzaga. |
Para manter viva a chama deste grande compositor, cantor, músico e ícone da nossa cultura, selecionei algumas canções de Luiz Gonzaga as quais fizeram parte, e até redundante dizer isto para quem nasceu nos anos de 1980 no Ceará, canções que fizeram parte da minha história. Para mais detalhes da biografia de Luiz Gonzaga, CLIQUE AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário