domingo, 10 de junho de 2012
THE WALL - QUANDO OS SHOWS SE TORNARAM ESPETÁCULOS
Poucas bandas chegaram ao patamar de shows alcançado pelo Pink Floyd, banda que inaugurou o conceito de rock espetáculo ainda nos anos de 1970, com seu clássico enorme telão circular, porcos voadores, palco em chamas e muita pirotecnia e iluminação. Foi em 1980, porém, que a banda atingiu um patamar superior com o espetáculo The Wall, oriundo do disco homônimo de 1979, que simbolizava, dentre outras coisas, as barreiras entre público e artista. O disco é uma ópera rock que acabou também virando um filme, em 1983, dirigido por Alan Parker.
O espetáculo consistia na construção de um enorme muro entre a platéia e a banda, isso enquanto a banda se apresentava, muro este que cairia ao final do show. Com o Pink Floyd a turnê teve pouco mais de 20 shows e quase leva a banda à falência, devido aos enormes gastos com a produção do palco, que exigia dezenas de técnicos e toneladas de equipamento, regidos por uma engenharia que não apresentasse risco nem ao público, nem a banda.
Fazem parte deste show, clássicos do rock como "Another Brick In The Wall part 2", "Confortably Numb", "Mother", "Run Like Hell" (onde o guitarrista David Gilmour inaugura uma nova era na utilização de delays) e "Hey You". As quais você confere nos vídeos abaixo, retirados de diversos shows do Pink Floyd.
Another Brick In The Wall - part 2.
Confortably Numb:
Mother:
O show foi um sucesso estrondoso e marcou para sempre a história do rock and roll. Porém, representou para a banda brigas, expulsões, disputas judiciais e um hiato de quase 5 anos sem shows.
Roger Waters, baixista da banda e responsável pela idealização do The Wall deixa a banda, que seguiu seu caminho bem sucedido e grandioso de shows até encerrar as atividades em 1995, voltando apenas para uma reunião em 2005, no Live 8, onde os quatro integrantes originais se uniram mais uma vez após 25 anos separados pela discórdia, pelo muro erigido entre eles por eles mesmos.
Em 2010, agora munido de uma tecnologia maior, Waters resolve trazer de volta o megaespetáculo, viajando com ele pelo mundo, dando a oportunidade aos fãs de viverem o mágico momento que poucos tiveram a oportunidade de presenciar. A turnê que começou em casas de shows e ginásios aumentou suas dimensões e invadiu os estádios, numa obra grandiosa de luz, som, pirotecnia e projeção de imagem jamais vistas. Abaixo, imagens feitas por mim durante o show no Engenhão, Rio de Janeiro.
Tenho a honra de apresentar, aos leitores deste blog algumas versões deste espetáculo maravilhoso, o qual tive a honra de presenciar no Rio de Janeiro. Com vocês, o show The Wall.
A primeira versão é o show realizado por Waters em 2011 no fantástico O2 Arena em Londres. Postei este primeiramente pela qualidade de áudio e video.
Esta segunda versão tem uma qualidade inferior de vídeo e áudio, mas é um presente para os fãs da banda, que, se ainda não viram, terão a oportunidade de ver a versão jamais lançada em vhs ou dvd do show The Wall ainda em 1980.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário