A cidade de Várzea Alegre é conhecida pelo seu povo receptivo, suas festas calorosas, seus contrastes e seu arroz que outrora fora tão abundante e produtivo. Uma cidade que beira o desenvolvimento, mas que não deixa para trás a identidade de pequena localidade do interior em que se vê idosos contando anedotas animadas nas calçadas e a tradicional feirinha todo sábado que movimenta o comércio e faz reencontrar amigos de muita data.
Mas, acredito eu, que Várzea Alegre tem outra característica marcante entre seus habitantes: em algum lugar no código genético, no DNA do várzeaalegrense, deve existir um gene que passa aflora de geração em geração, responsável pelo nascimento de pessoas extremamente inteligentes, pessoas notáveis e dotadas a conquistarem o mundo através do conhecimento. Atualmente temos grandes exemplos, como:
Bruno Siebra (autor deste blog e grande amigo), que mesmo a acuidade visual severamente diminuída não foi motivo para fazê-lo deixar de perseguir seus sonhos, formando-se assim em Jornalismo e Letras, além de ser um notável escritor de poesia e um pensador contemporâneo;
Alan Costa, acadêmico de física, dotado de ímpar conhecimento nas áreas exatas, destacando-se em matemática e física, além de ser um futuro grande astrônomo, é outro exemplo de pessoa que eu tenho o orgulho de chamar de amigo;
Hilário Francelino, acadêmico de medicina, pesquisador da USP e residente de Harvard, uma das melhores faculdades do mundo, sempre destacou-se pela sua inteligência.
Estes três exemplos que citei acima são apenas uma pequena parcela(amigos/conhecido) das mentes notáveis que já passaram por Várzea Alegre. Fica difícil - em um balaio tão sortido - lembrar de todos.
De todas estas pessoas, um dos maiores destaques, ganhando fama internacional pela sua inteligência, foi o Padre/Político/Escritor/Advogado/Professor/Filósofo Antônio Batista Vieira. Esta figura notável, nascido nas entranhas de Várzea Alegre, foi um grande articulador da sua época, destacando-se em várias áreas e conquistando a admiração de todos os que tiveram o prazer de conviver ou de admirar sua obra. Sinto-me confortável em dizer que uma pessoa como o Padre Antônio Vieira é um homem extremamente importante para o Ceará, o Nordeste, o Brasil! Através de seus livros, seus ensinamentos e sua luta em nome do animal que sempre fora o "melhor amigo do sertanejo": o jumento.
Poderia adentrar mais na história de Padre Vieira, mas outros já fizeram isto, no site da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre há uma pequena e detalhada biografia sobre ele:
Conheça mais!
Em uma louvável atitude, a Prefeitura Municipal juntamente com a AVL (Academia VárzeaAlegrense de Letras) e o Secretário de Cultura Milton Bezerra apresentarão a
1ª Amostra Padre Vieira - Sua Obra Literária, a fim de lembrar e enaltecer a obra deste imortal. O Convite:
A pessoa que vos escreve aplaude de pé esta atitude. Tendo em vista a importância deste evento para o desenvolvimento cultural do nosso povo. É muito importante a presença de todos lá, que, além de conhecer a história e a obra desta grande personalidade várzeaalegrense, ainda dormirá mais inteligente naquele dia.
Parabéns aos organizadores, e que atitudes assim não parem por aí. Façam de nossa cidade um exemplo de povo que dá valor aos seus habitantes, não só os homenageados, mas os que querem homenagear. Porque já diz a nossa bandeira "Confia no Porvir, Sorri ao Passado"
Um abraço!
César Junior.